sábado, 15 de janeiro de 2011

HOMENS, SEGUNDO VINÍCIUS DE MORAIS

HOMENS, SEGUNDO VINÍCIUS DE MORAIS


[Homens.jpg]

Os Homens.



Os homens bons, são feios.



Os homens bonitos, não são bons.



Os homens bonitos e bons, são gays.



Os homens bonitos, bons e heterossexuais, estão casados.



Os homens que não são bonitos, mas são bons, não têm dinheiro.



Os homens que não são bonitos, mas que são bons e com dinheiro, pensam que só estamos atrás de seu dinheiro.



Os homens bonitos, que não são bons e são heterossexuais, não acham que somos suficientemente bonitas.



Os homens que nos acham bonitas, que são heterossexuais, bons e têm dinheiro, são covardes.



Os homens que são bonitos, bons, têm dinheiro e graças a Deus são heterossexuais, são tímidos e NUNCA DÃO O PRIMEIRO PASSO!



Os homens que nunca dão o primeiro passo, automaticamente perdem o interesse em nós quando tomamos a iniciativa.



AGORA... QUEM NESSE MUNDO ENTENDE OS HOMENS?







Moral da História:







" Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar "











Vinicius de Morais

VOCÊ E O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO

VOCÊ E O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO

Quem nasce no dia 2 é carente de dar dó.

Já quem vem ao mundo no dia 16, além de desastrado, tem tendência para o azar.

Se nasceu no dia 25 é um preguiçoso.

No dia seguinte, 26, é um exibicionista.



«Apenas o dia de nascimento já pode indicar aspectos importantes da personalidade e do destino de uma pessoa. «É infalível», diz onumerólogo Paulo César Razec.



«Ás vezes, estou conversando com alguém que acabei de conhecer e quando percebo algum traço marcante, digo a data que tem a ver com aquela marca pessoal.

É engraçado, porque acabo acertando no aniversário da pessoa e causando espanto».

Paulo César criou uma "tabela natalícia".

Consulta o dia do teu nascimento e vê se a análise do numerólogo confere com a personalidade descrita.



Dia 1-Quem nasce neste dia "primeiro bate com a cabeça na parede para só depois perguntar porque bateu". São individualistas e gostam de ser o centro das atenções. Dão ótimos chefes pois são líderes natos. Embora sensíveis e de sentimentos profundos, não os demonstram.



Dia 2-Quanta carência! Os nascidos a 2 acreditam que os irmãos, primos e amigos receberam sempre mais afeto do que eles. E não adianta insistir para lhes provar o contrário. O "2" trabalha melhor em grupo do que sozinho. Aprecia muito a música e tem grande talento para a dança ou para tocar um instrumento. É sensível e, por isso, deve lutar contra a tendência de depressão.



Dia 3-A fofoca é do que os nascidos nesse dia mais gostam. Falam demais e sem pensar. Tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e depois nem reparam em nada. Dotados de um temperamento intelectual, artístico e criativo, têm a capacidade de recuperar rapidamente de qualquer doença. Gostam de ter muitos amigos e têm excelente sentido de humor.



Dia 4 -Tenha a idade que tiver, o nativo do dia 4 parece ter no mínimo 60 anos. É um "velho" por natureza. Tradicional e conservador, não se adequa facilmente às inovações. Trabalhador incansável, é a personalidade ideal para o mundo dos negócios. Poderia ter como ocupação secundária a música, a pintura ou a escultura.



Dia 5-Se puder, o "5" estará sempre com uma mochila às costas, pronto para viajar. Adora desportos radicais e não gosta de ter nem casa própria, nem emprego fixo. Tem uma boa voz e pode alegrar os outros cantando. Irradia entusiasmo e tem uma personalidade magnética, características ótimas para um vendedor.



Dia 6-É um eterno apaixonado. A sua máxima é: antes mal acompanhado do que só! Casa aos 18 e tem o primeiro filho aos 19 - cedo, enfim. Por causa da sua natureza amorosa, planta raízes profundas no lar e na comunidade. Os elogios são essenciais para a sua felicidade: não suporta críticas.



Dia 7-Este número rege a perfeição. Nunca estão contentes com nada e cobram a perfeição de si mesmos e dos outros. É o chato, para quem tudo tem de estar sempre no lugar. Pode especializar- se na área científica. Como não lhe agrada receber ordens, é melhor trabalhar sozinho.



Dia 8«O que é que eu ganho com isso?» é a pergunta mais comum feita por quem nasceu neste dia. Tem talento para os negócios, porque possui capacidade executiva e facilidade em ganhar dinheiro. Gosta de causar boa impressão e aprecia gestos generosos, como fazer doações.



Dia 9-Estás a ver aquele velhinhos com a mania que é criança? Nasceu no dia 9. São pessoas que "nascem" com 80 anos e vão rejuvenescendo à medida que o tempo passa. São essencialmente humanas e consideradas os irmãos mais velhos da turma. Podem ter êxito na área literária, artística, publicitária ou religiosa.



Dia 10-É um número poderoso: no Antigo Testamento, Deus apresenta-se como o número 10. Quem nasce nesse dia terá todas as hipóteses de prosperar na vida. Porém, tem tendência para altas e baixas de prosperidade por causa de um ego muito inchado. Precisam de entrar em sintonia com a sua espiritualidade para evitar uma queda. Criativos, podem seguir qualquer linha artística.



Dia 11-É um bom dia para nascer. São pessoas de ideais e aspirações e que estão sempre em evidência. Embora pareçam calmas, são tensas e emocionalmente exageradas nos seus amores. Mas tendem a reprimir os seus desejos e os impulsos sexuais.



Dia 12-Para quem nasce a 12, tudo tende a ser um drama, um sacrifício. Nada é realizado de forma prazenteira: parece que ser feliz nunca é possível. Precisam de aprender a não desperdiçar as energias e, para evitar as depressões, devem manter-se intelectualmente ocupados. São bons pais e professores, porém demasiadamente severos.



Dia 13-Ao contrário do que se pensa, este não é um número negativo. Significa a morte, não no sentido físico mas de acabar com tudo o que não é mais importante. Porque estão em constante transformação, são pessoas um pouco descontentes e resmungonas. Podem ser bons gerentes pois são sistemáticos, práticos e trabalham duramente.



Dia 14-É o número da alquimia e indica talento para lidar com ervas e na área de medicamentos. Ativo, perspicaz e emotivo, quem nasce nesse dia gosta de correr riscos, mas deve procurar não se deixar levar por vícios. O casamento poderá trazer-lhe estabilidade. O sucesso virá, se seguir o seu talento na área de vendas, viagens, mineração ou bolsa.



Dia 15-Este é o número da luxúria. Quem nasce no dia 15 tende a ser dissimulado e costuma conseguir tudo o que quer na vida. Dá muito valor aos prazeres em geral e pode até recorrer a negócios ilícitos em nome deles. É ligado à família, tem talento para a culinária e sempre atrai boas oportunidades.



Dia 16-Quando crianças, partem os seus brinquedos e, em adultos, tornam-se adultos para lá de desastrados: têm tendência para atrair o azar. Porém, se recebem a tarefa de, por exemplo, reerguer uma empresa falida, terão mais êxito do que qualquer outro, por estarem acostumados a reconstruir. Um conselho para anular o aspecto azarado: comemorar o aniversário no dia 17.



Dia 17-Nasceu para brilhar sem esforço. Possui uma facilidade para os negócios e talento para qualquer atividade técnica ou científica. Cético, exige provas de tudo, inclusive no âmbito espiritual. Deve ter o seu próprio negócio. E é meio xarope.



Dia 18-O número indica grande mediunidade. Quem nasce neste dia tem uma forte intuição e costuma ter sonhos premonitórios. Tem habilidade para dar conselhos sensatos, ama a música e a arte. Deve estar preparado para mudanças e viagens. É intelectual, emotivo e requintado.



Dia 19-Cuidado: quem nasce neste dia pode adormecer rei e acordar plebeu! Este é um número cármico que, desde a Antiguidade, está ligado ao Sol o qual tanto pode promover a vida quanto fazê-la secar até a morte. Independente e perseverante, tem tendência para se deixar levar pela cólera.



Dia 20-Se consultarmos a agenda desta pessoa encontraremos o telefone de um amiguinho da 1ª classe. Cultivar as amizades e ter o passado como base de vida são as características principais da personalidade destas pessoas. Na vida terão sempre uma segunda hipótese. São pacificadores natos e muito ligados à família. Talento para a diplomacia.



Dia 21-São os crianções. Eternamente joviais, têm uma loucura sadia que os faz interessar-se por várias coisas ao mesmo tempo. Podem sobressair nas artes dramáticas ou em qualquer área de expressão que use as palavras. Magnéticos e musicais, amam a beleza, a arte e a dança.



Dia 22-Sente-se o dono do mundo, um verdadeiro rei, tendendo pois, a ser arrogante. Como a eles tudo acontece em dobro, devem esforçar-se por viver construtiva e harmonicamente. Para isso, devem ter cuidado em manter o equilíbrio entre as suas emoções e o lado prático da sua natureza.



Dia 23-Sensível e compreensivo, é o "rei" do mundo espiritual: pode tornar-se um líder religioso. Tem personalidade encantadora e inclinação social. A sua meta deve ser elevada, porque é necessário que se orgulhe das suas realizações.



Dia 24-Casar e enterrar cônjuges: esta é a sina de quem nasce no dia 24. Estas pessoas não conseguem ficar sozinhas e não se importam, se for preciso, em colecionar divórcios. São práticos, mas tendem a sonhar. Tem um ego muito desenvolvido e são cozinheiros natos. A voz agradável favorece o canto.



Dia 25-Que preguiça! Tudo é pela lei do menor esforço. A sua primeira reação a qualquer proposta é habitualmente um "não". O maior defeito é subestimar as suas próprias qualidades.. Deve ter o cuidado de não se tornar pessimista, crítico ou extravagante.



Dia 26-É o eibicionista que adora impressionar! Troca facilmente um bom jantar num restaurante simples, por apenas um café e uma água noutro sofisticado, pelo simples prazer de ver e ser visto. Dá um ótimo relações-públicas.



Dia 27-Este é daqueles que cheira a naftalina. Chama "criados" aos empregados e exige que usem uniformes para circularem na sua casa decorada de forma tradicional. Trata-se de um intelectual com grande talento literário. Trabalha melhor sozinho, já que não gosta de dar satisfações do que faz.



Dia 28-É um sonhador. Tem todas as hipóteses para chegar ao topo, porém, por pura preguiça, contenta-se apenas em sonhar com isso. Ama a liberdade e, com frequência, sofre por causa das limitações que vida lhe impõe. Avesso às convenções, gosta de fazer as coisas à sua maneira.



Dia 29-Exagero é a característica principal de quem nasce no dia 29. Por qualquer coisa, faz uma tempestade num copo de água: uma gripe, na sua versão, é uma pneumonia. Porém, é capaz de grandes realizações em diversas áreas. Radical em tudo o que faz, experimenta emoções intensas e pode voltar-se para a área religiosa.



Dia 30-É o número da intelectualidade. Neste dias nascem pessoas de grande imaginação e intuição, que apreciam a arte, a música, o teatro e são eloquentes.



Dia 31-É o burocrata de sentido prático, tem uma grande capacidade para tornar-se um excelente administrador de empresas. Trabalha duramente, é honesto, leal, determinado e económico. É daquelas pessoas que desejam a responsabilidade desde cedo. Por essas e por outras, acaba por casar jovem. [Gerson Rissin]

TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA.

TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA.

[emei.jpg]


Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia.


Estas são as coisas que aprendi lá:


1. Compartilhe tudo.






2. Jogue dentro das regras.






3. Não bata nos outros.






4. Coloque as coisas de volta onde pegou.






5. Arrume a sua bagunça.






6. Não pegue as coisas dos outros.






7. Peça desculpas quando machucar alguém.






8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.






9. Dê descarga.






10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.






11. Respeite o outro.






12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.






13. Tire uma soneca às tardes.






14. Quando sair, cuidado com os carros.






15. Dê a mão e fique junto.






16. Repare nas maravilhas da vida.






17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.






Note: Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.


Estas são verdades, não importa a idade.


Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.


Por Pedro Bial

OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS EDUCADORES

OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS EDUCADORES

(Augusto Cury)

1)- Corrigir publicamente: Jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ela seja, diante dos outros. Valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa.






2)- Expressar autoridade com agressividade: Os que impõem sua autoridade são os que têm receio das suas próprias fragilidades. Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível.






3)- Ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança. Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança.






4)- Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações: A maturidade de uma pessoa é revelada pela forma inteligente com que ela corrige alguém. Jamais coloque limites sem dar explicações. Use primeiro o silêncio e depois as idéias. Diga o quanto ele é importante, antes de apontar-lhe o defeito. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.







5)- Ser impaciente e desistir de educar: É preciso compreender que, por trás de cada jovem arredio, agressivo, há uma criança que precisa de afeto. Todos queremos educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São os filhos complicados que testam a grandeza do nosso amor.






6)- Não cumprir com a palavra. As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os educandos. Cumpra o que prometer. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.






7)- Destruir a esperança e os sonhos. A maior falha que podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens. Sem esperança não há estradas, sem sonhos não há motivação para caminhar. O mundo pode desabar sobre uma pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.

SER PROFESSOR OU ESTAR PROFESSOR?

SER PROFESSOR OU ESTAR PROFESSOR?


Lidia Maria Kroth


Até que ponto estará o professor realmente consciente do seu papel, dos seus direitos, deveres, responsabilidades e atividades inerentes à função?A consciência de si, e da realidade concreta que o cerca, o conhecimento de seu papel frente a esta realidade, vão dar validade e significação à história do homem. No entanto, o homem nasce dentro de um mundo já interpretado e criado. Este fato propicia uma certa alienação e despreocupação com a análise e reflexão deste mundo. Segundo Heloisa Lück (1982), “o homem se torna acrítico, mais receptor que transmissor, mais paciente que agente. É necessário interferir neste contexto. Sendo assim, cabe à educação estimular e promover a formação da consciência, ou seja, estabelecimento de identidade pessoal do homem e compreensão de seu relacionamento com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade. “A autora cita alguns elementos que interferem na formação da consciência: - intencionalidade – predisposição do individuo de compreender, interpretar e explicar os fatos;- capacidade perceptiva – quanto mais adequada e objetiva for a capacidade de percepção, maior será a correspondência da consciência com o fato real;- operações mentais – determinam a superioridade, flexibilidade e nível de conscientização;- historicidade e temporalidade – estabelecem o espírito da consciência e do ato consciente;- julgamento moral – os valores formam parte primordial da consciência que a pessoa elabora de si e do seu mundo.Mosquera (1978) afirma que “a vida autentica inicia quando nos negamos a permanecer na alienação e na desumanização e caminhamos rumo a uma vida consciente, autêntica e mais humana. O processo educativo deve ter como função primordial à formação da consciência do indivíduo, entendida como conscientização do homem enquanto homem e não orientado por uma ideologia política. Não se trata de doutrinação, mas sim ensinar a pensar e não, o que pensar. Deve possibilitar ao homem aumento de sua capacidade e liberdade de escolha.”Conforme as citações acima, o homem tendo uma maior consciência de si torna-se um ser crítico, atuante e transformador do mundo que o cerca sendo importante a observação de tudo o que esta ao ser redor.O sentimento de identidade do homem inicia quando ele concebe o mundo exterior como coisa separada e independente dele, quando começa a tomar consciência de si mesmo, como sujeito de suas ações, quando é capaz de dizer, EU SOU.Na medida em que houver maior coerência entre os valores pessoais e expectativas sociais, a identidade profissional é mais consciente. Neste sentido, quanto mais clara e precisa a definição das metas da profissão, mais objetivo e definido será o desempenho deste profissional.O posicionamento do professor deve incluir uma ética profissional, debatendo questões práticas, capazes de suscitar-lhe operações de pensamento que o desafiam e levam à reflexão e à pesquisa em busca de uma autêntica identidade apoiada em valores significativos.Diversas experiências auxiliam no levantamento desta hipótese e acredita-se que o espaço existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação.Em toda a ação do professor é necessária uma reflexão contínua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado. Ter sempre presente em suas atividades os princípios que servem de suporte ao processo de orientação, levando-o a uma ação mais consistente e coerente.Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, têm por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos mesmos.Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas específicas, capacitado pela habilitação específica, cujo sentido é dado pelos fins comuns.A investigação sobre a realidade vivencial do aluno e sua percepção desta realidade deve ser o ponto de partida e o fio condutor do processo pedagógico.O professor através da investigação sobre a realidade, percebe que no processo de ensino-aprendizagem estão em jogo inúmeras relações, compreende que as relações na escola não são um fim em si mesmas, mas meio para que o aluno aprenda e amplie o seu conhecimento sobre “relações de ajuda”, passando a trabalhar as diferentes relações, que podem influir para que o aluno aprenda.O desenvolvimento de uma concepção crítica de educação comprometida com a realidade social e com sua transformação não prescinde do planejamento. Planejar envolve, em sua base, compreender a realidade em todos os seus desdobramentos, tanto de tempo, quanto de espaço.É importante, ter em mente, que de nada valem as boas idéias, se não vierem a revestir ações que as ponham em prática.

Para refletirmos. ..FRASES DE PAULO FREIRE

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".






"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".



"O mundo não é, o mundo está sendo".




"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".




"O homem, ser de relações, e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"




"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade"




"Somente o homem pode distanciar-se do objeto para admirá-lo"



"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."



"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".



"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais



"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"



''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''



"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".



"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".



"...aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação..."



"...Inauguram o desamor, não os desamados, mas os que não amam, porque apenas se amam..."



"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realizacao me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiencia social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"


"Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero."



"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador"."Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".





"A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego".



"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".




"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ...""Estudar é um dever revolucionário""A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"



"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".

"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".



"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".



" Não se deve confundir liberdade com libertinagem" .



"Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".



"Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."




"Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".




"Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção"...


"O educador se eterniza em cada ser que educa".



"Todo conhecimento é auto-conhecimento" .



"Sem limites, é impossível que a liberdade se torne liberdade e também é impossível para a autoridade realizar sua obrigação, que é precisamente a de estruturar limites"

"O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele".



"Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade. "



“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.

" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"

" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."





É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente" ."É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.Nao deixe que o medo do difícil paralise você".

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção"



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"."A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".